O Atraso (Conto/Curta-metragem)

Para ficar a par das novidades sobre esta e outras histórias, por favor deixe o seu e-mail.

SINOPSE (PARTE COMUM)

Santos é o típico empregado de escritório, um tipo que vive na esperança de que a sorte um dia lhe bata à porta. Num dia como qualquer outro, Santos chega atrasado ao trabalho e Ramos, o seu patrão, faz-lhe um derradeiro ultimato. Caso chegue atrasado mais uma vez…

No dia seguinte, Santos faz os possíveis e os impossíveis para chegar a horas, mas algumas circunstâncias bizarras vão tentar impedi-lo de atingir o seu objectivo.


O CONTO

Título: O Atraso
Série: A Intersecção, #2,5
Número de palavras: 5500 (=~)
Formato: e-book [também disponível como extra na edição física de A IMAGEM)
Género: Acção, drama, fantástico

Comentário ao conto: Há alturas na vida de um autor em que revisitamos um projecto antigo e descobrimos nele um sem número de surpresas que não tínhamos visto antes. Foi exactamente isso que aconteceu quando trabalhei na versão conto desta história. A decisão de reescrever O Atraso ocorreu quando estava a terminar as revisões de A Imagem. Já tinha dado como facto assumido a existência de uma ligação entre O Atraso e Um Cappuccino Vermelho, o antecessor de A Imagem, mas não sabia qual a profundidade dessa relação. Tudo o que tinha era um nome em comum: o patrão Sérgio Ramos. Na curta-metragem ele era um dos personagens principais; nos livros era só um personagem de referência, sem qualquer participação directa na história. Em Um Cappuccino Vermelho existem mais dois personagens que partilham o mesmo pódio de ilustres ausentes; em A Imagem esses dois personagens ganham um papel de maior relevo, sendo um deles promovido a vilão principal. Seria possível o mesmo acontecer com este personagem?

À medida que ia desenvolvendo a ideia, tentando perceber, por um lado, a solidez (ou não) da ligação que havia entre O Atraso e Um Cappuccino Vermelho, apercebi-me que podia também estabelecer uma ligação (ainda mais ténue) entre O Atraso e A Imagem. Quando inseri essa segunda ligação a minha intenção era apenas dar uma prenda aos leitores mais atentos, mais tarde percebi que é algo que virá a ser usado no futuro. Aliás, mais do que servir de paraquela de Um Cappuccino Vermelho (e espécie de prequela de A Imagem e de O Quarto Vazio), reescrever O Atraso permitiu-me também conhecer novas facetas da vida de personagens que eu próprio criara, encontrando assim novos rumos e novas histórias para escrever.

Para adquirir um exemplar deste conto basta escolher uma destas lojas online:

SW_Vertical_Colorkobo_logo_2015-svg  kobo_logo_2015-svg  app-store-logo app-store-logo  Amazon-Logo-PNG  livraria-cultura-confiável  Draft-2-Digital-logo

1-nook  1-nook  icon175x175  7pom6a5d  scribdlogo  Indigo_logo

Depois de ler, não se esqueça de deixar o seu comentário, pode ser?

Também poderá comentar aqui:

Goodreads-iconunnamed (2)



A CURTA-METRAGEM

Título: O Atraso
Guião: Joel G. Gomes
Realização: David Rebordão
Duração: 18′
Formato: Curta-metragem
Género(s): Aventura, Fantástico, Animação, Comédia

Comentário à curta-metragem: O Atraso foi uma segunda experiência, tanto para mim, como para o David Rebordão. Para ele porque foi a segunda curta-metragem que realizou (depois de “O Homem do Século XXI”; para mim porque foi a segunda que escrevi (a primeira que escrevi como guionista profissional).

É provável que O Atraso tenha sido o primeiro filme português a ter uma cena de ficção científica em animação 2D. E isso deixa-me orgulhoso. Estamos a falar dum filme que não levou subsídios nem nada disso. Um filme feito à custa de muito suor e sacrifício. Tivemos a honra de trabalhar com dois senhores da representação. Um, o já ido Canto e Castro, com o seu espírito de jovem eterno sempre pronto a novas aventuras a criar um bom ambiente. (Foi-se o homem, ficou a obra.) O outro, bem mais jovem, mas não menos louco: Tiago Castro (conhecido pelos mais novos como o ‘Crómio).

Clique aqui para ler a versão final do guião. E aproveite para ver o filme.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

One thought on “O Atraso (Conto/Curta-metragem)

Se não for pedir muito, deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s