A Imagem: um excerto

«A outra sala era uma réplica invertida, uma ilusão criada pelo homem. Aquele momento dentro do momento lembrava-lhe algo que Luís lhe tinha dito uma vez quando ele tinha doze ou treze anos: “A mais simples das respostas pode ajudar a responder ao mais complexo dos enigmas.”

Sempre conhecera Luís pelos seus hábitos peculiares – cortar os cigarros pela metade para fumar menos era o mais emblemático, talvez por ser o mais recente, mas não era o único. Também costumava dizer certas frases que pareciam retiradas de um livro de Filosofia oriental e não inventadas por um homem que vira a morte de perto mais vezes do que outros tinham comido canja de galinha.

Ricardo via esses ditos como pérolas de sabedoria que ele conservava com devoção nas suas memórias. Apesar de não passarem de meras alegorias, as palavras e ensinamentos do seu mestre tinham-no guiado por alturas bastante conturbadas da sua vida.

Aquela sala era um exemplo de como a mais simples das respostas podia ajudar a responder ao mais complexo dos enigmas.

A falsa sala começou a escorrer pelo espelho abaixo, abrindo caminho para uma vaga de escuridão. As trevas romperam para lá do vidro e ameaçaram tocá-lo. Embora receoso, manteve-se firme e não arredou pé: enfrentou a escuridão de olhos abertos.

Regressando ao seu ponto de origem, as trevas refizeram-se até apresentarem a imagem de uma jovem rapariga adormecida junto de uma parede negra.

Antes que conseguisse apurar algum detalhe sobre a identidade da rapariga, ou sobre a sua possível localização, o espelho explodiu e

acordou na sua cama. Sentia os músculos atrofiados, os lençóis ensopados e a a cabeça doía-lhe como se tivessem andado a jogar futebol com ela. Tinha fome, sede e a sua boca sabia a qualquer coisa morta.

Três dias tinham passado desde que adormecera.»

in A Imagem

Se não for pedir muito, deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s